Campanha Cerol Não

Tem se discutido novamente nos meio de mídia e rede social a questão daquela “brincadeira de criança” que faz todos os anos muitas vítimas… que são as Pipas com Cerol (linha cortante). Para quem ainda não conhece a CAMPANHA CEROL NÃO e o motivo destes debates, segue alguns links abaixo, para que se entenda a seriedade desses incidentes:

, veja tambem Cerolnao.blogspot.com.br/

Veja (caso vc tenha estomago forte) as imagens de acidentes:

https://www.youtube.com/watch?v=9KkvlMzihk4

Imagem fonte internet – R7

Infelizmente esse tipo de questão é tratada muitas vezes apenas como obrigação legal para condutores de motocicletas. Como a exemplo dos equipamentos obrigatórios – e a famosa antena-anti-cerol (que já é obrigatória para quem trabalha com frete ou transportando passageiros) está determinada na Resolução 356 do CONTRAN Conselho Nacional de Trânsito – ref a antena de proteção em motos!

São basicamente MOTOCICLISTAS as vítimas  desse problema. E é curioso como existe uma tendência a cobrar das vítimas responsabilidade sobre um problema de EDUCAÇÃO para o Trânsito. E principalmente levando em consideração que muitas das vezes são CRIANÇAS que brincam com pipas e cerol. Obrigar a utilização de dispositivo aparador de linha, fixado no guidon do veículo sem dúvida AJUDA mas não garante a redução total dos acidentes e fatalidades.

Em Sorocaba por exemplo, o CEROL É PROIBIDO POR LEI. QUEM INFRINGI-LA PAGA MULTA. A Lei Municipal nº 8471, de 16 de maio de 2008, proíbe o uso do Cerol em linhas ou fios para empinar pipas, assim como sua industrialização, comercialização, armazenamento, transporte e distribuição. Ao infrator a Lei prevê apreensão do material e multa de R$ 1.216,71, dobrando-se o valor pela reincidência. Quando o infrator for menor de idade, responderão os pais ou responsável legal. – Esta JURISPRUDÊNCIA é um bom referencial de como a questão deve ser tratada.

Em suma, cabe uma CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL quanto a esta brincadeira MORTAL. Efetivamente os Pais e Motociclistas precisam do apoio e iniciativa das AUTORIDADES para defender a vida, segurança e paz de todos. Formadores de Opinião e instrutores-educadores já estão devidamente engajados e preocupados com a questão.

____________________________________________________________________

maxwell_perfil

Artigo por: MAXWELL AZEVEDO FONSECA / Diretor de Comunicação TMC – Administrador, Empresário, Palestrante, Consultor & Instrutor de Trânsito, Motociclista atuante na prevenção de acidentes, conscientização e formação de equipes & motociclistas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *