Como funciona o MONSTRO DO ACIDENTE?

Segundo estudos, existem dois tipos de acidentes: o EVITÁVEL e o NÃO-EVITÁVEL. O primeiro é aquele que podemos fazer alguma coisa para evitá-lo. Já o segundo é aquele que esgotadas todas as medidas preventivas, ainda assim ele vem a acontecer ou envolver outras partes – ou seja, inevitável. Logo, a pergunta que fica é: barrel-monster-4[1]AFINAL, o que podemos fazer para combater os ACIDENTES? Primeiramente, ressalto as CAUSAS e situações de risco comuns. Estatisticamente, 75% dos acidentes são causados por falha humana (erro do condutor), 12% por problemas no veículo (causas mecânicas); 6% por deficiência das vias e 7% por causa diversas. O homem está associado direta ou indiretamente por 93% dos acidentes de trânsito – números segundo o Portal de Trânsito (http://www.transitobr.com.br)

Principais CAUSAS de Acidentes: 1. Imprudência dos condutores / 2. Excesso de Velocidade / 3. Desrespeito à sinalização / 4. Ingestão de bebida alcoólica / 5. Ultrapassagens indevidas / 6. Má visibilidade (chuva, neblina, cerração, noite) / 7. Falta de atenção / 8. Defeitos nas vias / 9. Falta de manutenção adequada do veículo / 10. Distração interna do condutor (rádio, passageiro, celular, objetos soltos no interior do veículo) / 11. Ação evasiva inadequada, frente a um fator adverso (buraco, veículo parado, etc) / 12. Técnica inadequada ao dirigir / guiar (não observar o retrovisor, errar os comandos/pedais) / 13. Avaliação errada de distância e aproximação de outros veículos (tanto no mesmo sentido, como em sentido contrário). / 14. Falta de cortesia no trânsito / 15. Não obediência das normas de circulação e conduta (tanto de condutores, como de pedestres) / 16. Falta de conhecimento e obediência às leis de transito. / 17. Impunidade de infratores / 18. Sensação de onipotência advinda do comportamento inadequado ao dirigir / 19. Falta de educação para o transito / 20. Travessia em locais perigosos e fora da faixa/semáforo / 21. Sonolência, falta de descanso, drogas (remédios, psicotrópicos, tranquilizantes, etc) e fadiga.

Lembrando que os fatores podem estar associados uns a outros, ou cumulados tipo: Sono + Má conservação da Via + Animais na pista… Vários itens somados resultando em um acidente.

A dica é: PROCURE CONDUZIR
_SEM COMETER INFRAÇÕES;
_SEM ABUSAR do VEÍCULO;
_SEM PRESSA ou ATRASOS EM SEUS HORÁRIOS;
_SEM faltar com a ATENÇÃO, EDUCAÇÃO e CORTESIA.

Esta e outras Dica de Pilotagem Segura de MaxwellFonseca no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *